Devido a Pandemia da COVID-19, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará aprovou de forma excepcional e temporária o Ensino Remoto Emergencial, para os diferentes níveis de ensino para os cursos ofertados pela UFPA, em todas as suas unidades, em diferentes níveis de ensino, garantidas as condições de biossegurança, a inclusão digital de discentes, docentes e técnicos e a qualidade na formação, em decorrência da situação de pandemia do novo Coronavírus.
A Resolução publicada em 5.294, de 21 de agosto de 2020 que instituiu oficialmente de forma excepcional e temporária, diretrizes acadêmicas gerais para o Ensino Remoto Emergencial (ERE) como estratégia para a oferta de Atividades Acadêmicas no período de emergência sanitária relativa à COVID-19. Diante de tal decisão o impacto nas atividades do programa ocorreram e ainda estão ocorrendo nos seguintes pontos:
Reuniões do colegiado - O colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública reúne-se ao menos 1 vez a cada mês. No início da Pandemia da COVID-19, ocorreu ligeira interrupção no calendário de reuniões. Porém. com a definição de protocolos de segurança sanitária definidos para a UFPA, com base em recomendações de seu Comitê Multidisciplinar da COVID, em estrita observância as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o bandeiramento no Estado do Pará levado a cabo pelo governo local. Passado o primeiro período mais crítico, pouco a pouco o programa foi retomando suas atividades, voltando a reunir a distância com a regularidade requerida.
Orientações on-line - As orientações passaram a ocorrer em formato on-line, utilizando-se para tal a plataforma Google Meet. Alguns objetos de pesquisa tiveram que ser repensados e adaptados, sendo que o levantamento de informações e dados em campo passou a ser incentivado com a utilização de formulários eletrônicos. Mesmo em quadro pandêmico tem surgido excelentes dissertações e propostas de artigos no âmbito da comunidade abrangida pelo programa.
Qualificação de projetos - A qualificação de projetos de dissertação seguiu seu fluxo normal, mas o colegiado avaliou e aprovou sugestão dos representantes discentes com o aval do orientador de cada aluno, no sentido de realizar ajustamentos de prazo. O motivo foi o Adoecimento de alunos/familiares bem como de alguns membros de nossa comunidade acadêmica.
Defesas - Defesas da dissertação do programa de gestão pública também sofreram impacto já que registrou-se ligeira redução. Porém, toda a liturgia do processo tem sido seguida, sempre presente um avaliador externo ao programa, avaliador interno e o orientador. O texto do documento tem sido distribuído em formato pdf para cada examinador e pareceres da banca para a complementação do processo são assinados com apoio eletrônico. Alunos tem defendido de diversas localizações no Estado do Pará.
Além disso, por decisão do coordenador do programa foi oferecido aos docentes do programa mini-curso de 3 dias sobres ferramentas do Google Education – Esse fato deu-se no segundo semestre de 2020, quando a coordenação do programa anunciou em reunião do colegiado do programa a realização de um treinamento de 3 dias, totalizando 9 horas sobre as ferramentas do Google Education, hoje Google Workspace. Foi uma experiência rica com um bom número de professores do programa, onde pautou-se o “modus operandi” das principais ferramentas da plataforma: Google Classroom, Google Calendário, Google Meet, Google Sites, Google Docs e Google Blog. A experiência foi exitosa e está registrada num site contém: aulas, slides e manual de operação.
Aulas do programa on-line - As disciplinas obrigatórias e eletivas são ministradas nos dias e horas de funcionamento normal do programa com a utilização dos recursos de videoconferência. Temos registrado dificuldade de acesso para alguns discentes que residem em áreas de baixa cobertura de internet. Um expressivo número de alunos tem acompanhado a atividades por tablets ou celulares. Seminários, debates apresentação de trabalhos também são feitos todos a distância. O estranhamento de muitos professores advém do fato de boa parte dos membros de uma classe manterem desligadas suas câmeras, provocando a sensação de isolamento do professor.
Processo seletivo turma 2021 totalmente on-line - A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública - PPGGP/NAEA/UFPA, conforme decisão de seu Colegiado, em reunião realizada em 28 de agosto de 2020, publicou o Edital de Seleção de Discentes para preenchimento das vagas da Turma 2021.1 do Curso de Mestrado Profissional em Gestão Pública. Em observância à Resolução no. 5.294 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão publicada em 21 de agosto de 2020 que ofereceu novas diretrizes para as atividades da UFPA decorrência da situação de pandemia do novo Coronavírus – COVID-19, todo o processo seletivo (inscrição, apresentação de projeto, entrevista, recursos, resultado final) foi realizado remotamente. O processo foi exitoso e com total lisura.